A Educação do Caráter como modelo educativo e político

Douglas Bahr Leutprecht, Raquel Alvarenga Sena Venera

Resumo


O presente artigo é derivado das reflexões iniciais de uma pesquisa em andamento intitulada “Cultura Escolar e Currículo: Artefatos para Juventude(s) desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Univille, Joinville, SC. É um projeto de dissertação de mestrado, na linha de pesquisa Políticas e Práticas Educativas. Embora o objetivo da pesquisa seja mais ampla, a problemática desse artigo centra-se nas relações entre o modelo educativo e a construção da cidadania nos documentos do programa O Caráter Conta presente em várias escolas da Rede Estadual de Educação, bem como algumas redes municipais do nordeste de Santa Catarina. Trata-se de uma análise que envolve os discursos sobre cidadania e caráter disponíveis nos cursos de formação de professores envolvidos no programa e nos currículos das escolas.

Texto completo:

PDF


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1518-5370 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ, está atualmente indexada às seguintes base de dados (clique no nome para ter acesso): Clase, Latindex, IBICT/SEER, Portal LivRe e Inep/BVE, além de todas as bibliotecas virtuais que utilizam o sistema OAI para consultas.